terça-feira, 26 de abril de 2011

Brasil, um país de todos #Analogia

Ah, sim de quem estávamos falando mesmo? Brasil? Ok, vamos falar sério agora. Nosso país é riquíssimo. Temos a maior parte da floresta amazônica em nosso território, uma fauna e flora encantadoras, além disso, um povo que apesar de todos os obstáculos do dia-dia sempre tem um sorriso no rosto, esse é o Brasil. Em nosso país, todos têm os mesmos direitos. Ah, pelo menos em pedaço de papel onde está escrita nossa constituição, têm.
Ainda não chegamos realmente no ápice do nosso debate onde vamos entrar agora. Se um juiz, por exemplo, pois poderia ser qualquer outra autoridade, roubasse um pacote de biscoitos de um super mercado, aconteceria alguma coisa com ele? Agora analise o mesmo ocorrido, mas em outras circunstâncias. Um brasileiro pai de quatro filhos, desempregado e não tem nem mais alimento para oferecer a sua família rouba um pacote de leite. Pense por um instante, você acha que os dois levariam a mesma punição? Acho que qualquer leigo pode sacar, É CLARO QUE NÃO. O juiz teria apenas uma conversa com o segurança do estabelecimento e seria liberado, já o nosso outro amigo seria levado até a delegacia e seria imediatamente detido. No mínimo curioso, não? Esse é um dos grandes problemas do nosso país, ele é DESIGUAL. Já se perguntaram o porquê de um político, se cometer um crime, tem direito a uma sela individual? É porque, geralmente, esses crimes não utilizam armas? É a explicação menos ridícula. Agora vamos analisar um político corrupto, que desviou bilhões necessários à saúde. Várias pessoas morrem em filas de hospitais por falta de médicos, leitos, medicamentos, isso é culpa da população que não tem condições de pagar um plano de saúde? Ah, vamos abrir os olhos gente. É como se fosse um homicídio, mas por vestirem um paletó, habitarem mansões e terem vários carros luxuosos, tem direito a uma sela exclusiva. Isso é só um exemplo, existem tantas formas de como as desigualdades sociais se estruturam em nosso país, que às vezes pensamos ser democrático e popular. Pois é, infelizmente não.
Não posso fazer nada, posso? É claro que posso. Somos jovens e estamos iniciando nossa cidadania com uma coisa muito preciosa que ninguém pode nos tirar, nosso voto. Não se deixe subornar por propostas baixas, dê uma investigada e vote com convicção, não desperdice sua chance de mostrar que você sabe o que quer e não vai deixar seu país nas mãos de qualquer cretino. Bom, voto é um tema pra outra postagem, mas já demos uma leve introdução sobre o tema. Nosso verdadeiro objetivo aqui foi mostrar os absurdos que, às vezes, passam despercebidos por nossos olhos, mas para os quais temos que ter grande atenção e assim, construirmos uma sociedade mais justa, mais transparente.
Até a próxima :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário