sexta-feira, 1 de julho de 2011

A divisão do estado do Pará

Vamos lá, geopolítica do Pará! (Isso até rimou ‘-‘ ASHAUSHUASHAUHS) Bom, pra quem não está atento a essa questão vamos explicar brevemente o assunto. O estado do Pará é o segundo maior do Brasil e agrega uma população relativamente grande. Surgiu uma proposta para a divisão do estado, onde os motivos discutidos são os seguintes: A distância da capital (Belém) e o interior do estado, falta de recursos em alguns lugares que ficam praticamente isolados, falta de entidades governamentais, médicos, remédios, etc.
Se a divisão realmente acontecesse o estado ficaria divido em: Pará, Tapajós e Carajás. A questão é a seguinte: O Pará é um estado muito rico, tanto que seu PIB, em 2008, já alcançava aproximadamente R$ 58 milhões, porém os gastos na manutenção dos dois novos estados que surgiriam, seriam em proporções relevantes. Pra você ter uma idéia: O que nós temos em um estado? Governo estadual e prefeitura. Dentro disso várias subdivisões como as secretarias e etc. Isso tudo não é feito de graça, além de todo o investimento em infra-estrutura. Os cofres públicos seriam responsáveis pelos gastos que se mostram bastante inviáveis. Agora você pensa: Se houvesse mesmo a distribuição de verbas para esses dois novos estados seria até bom, porque aí muitos políticos corruptos ficariam sem ter o que pegar para os fins próprios, Afinal o Brasil tem dinheiro, mas uma grande parte dele é simplesmente desviada para nossos governantes que não se contentam com o tudo o que ganham até que não é um pensamento totalmente equivocado UHAUSHAUSHAUSHS. O problema de pensar assim é que o Pará é riquíssimo e o governo poderia sim suprir todas as necessidades do estado.
No estado do Pará, como em todos no Brasil, existe muita muita, muita mesmo corrupção. Se realmente existissem políticas públicas bastante eficazes e as leis fossem postas mais em prática todos esses motivos alegados poderiam ser supridos só com o que o estado do Pará já tem atualmente, mas que por haver tantos desvios do dinheiro público, o que é realmente necessário fica faltando. É claro, se houvesse o surgimento de dois novos estados, o que é o estado do Pará hoje seria bem mais ocupado em algumas áreas que são quase inabitadas, porém os prejuízos estão mostrando-se maiores que os ganhos. O Pará já fez com que alguns recursos enviados pelo governo federal retornassem para os cofres, como se não houvessem locais de extrema importância pra serem empregados Ah, por favor. Algumas pessoas pensam até opinam dizendo que se houverem mais dois estados, não vai ser mais um só estado corrupto, mas sim três. Outros que deveria haver sim a divisão assim, tudo ficaria distribuído mais igualitariamente entre os habitantes do estado por inteiro. Vai haver um plebiscito ainda no ano de 2011 para que as pessoas possam tomar a decisão de optar ou não pela divisão.
O Pará é um estado rico em cultura, tradições a parte do tecnomelody é algo a ser discutido, mas blz HAUHSAUHSUAHSUSHS e possui um povo bastante hospitaleiro. O que causa insatisfação é apenas a errônea distribuição de verbas que ocorre. Tudo é uma questão de bom senso.
Bom, você já tem uma noção. VOTE CONSCIENTE!
Tema sugerido pela leitora Ananda Damasceno ou @ananda_vitoria, Belém-PA

Um comentário: