quarta-feira, 15 de junho de 2011

Células-tronco embrionárias: Esclarecimento e Polêmica

Hoje nós vamos discutir um assunto bem complexo, mas que se torna simples depois que você tem informações. Formar sua própria opinião sobre ele é de suma importância. Quase todos os dias a mídia anuncia que as pesquisas com as famosas e milagrosas “células-tronco” estão avançando cada vez mais, porém algumas pessoas não entendem o assunto e ficam realmente boiando. Primeiramente temos uma definição para células-tronco: São células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras” by: Wikipédia.
Depois que você pensou Hã? Nós vamos explicar HSUAHSUHASHS. Essas células têm a capacidade de se dividir melhor em nosso corpo, formando nossos tecidos, ossos, músculos, sangue e etc. Que tenham sido prejudicados ou perdidos por algum motivo relevante. Dentro dessas circunstâncias, essas células embrionárias seriam muito importantes no tratamento de traumas, onde realmente estão tendo um grande um sucesso. Principalmente nos traumas que ocorrem na coluna vertebral. Além disso, têm um grande potencial para o tratamento de doenças como diabetes, doenças cerebrais e até mesmo cardiovasculares.
Essas células embrionárias que podem ser encontradas em vários locais do corpo como na medula óssea, na placenta, cordão umbilical, etc. Têm como principal objetivo a reconstrução de tecidos e retomada de movimentos que foram perdidos em traumas ou por doenças degenerativas. A grande polêmica desse recurso que parece ser milagroso está especificamente localizada nos benefícios e soluções que ele trás. Bom, se você ainda não estudou divisão celular não entenderá muito bem, mas tentaremos explicar de forma bem sucinta e clara. Nosso corpo é magnificamente perfeito e nossas células se dividem de maneira normal (exceto em alguns casos), mas quando essas células entram na divisão que irá formar nossos tecidos, ossos, músculos, etc. E começam a se dividir de maneira desordenada podem gerar alguns tecidos desnecessários, tornando-se malignos e até mesmo se espalhando pelo corpo todo. É o mesmo que dizer que você vai recuperar a parte do corpo que perdeu ou seus movimentos, mas levará consigo um câncer.
Desenvolvimento e estudo. É o que ainda precisa haver muito nesse recurso que é sim, muito promissor, pois ainda não há formas de afirmar que você pode obter cura em uma doença e ao mesmo tempo não levar outra que pode acabar com você em meses. Esperamos que ajam formas para que possa haver o combate a essas doenças que tiram, as vezes a liberdade de algumas pessoas viverem. Agora temos que torcer para que esses estudos e pesquisas científicas dêem certo.
Bom, se isso cair na redação do seu vestibular, você já tem as informações básicas haha. Até a próxima galera!  
Task: Gostaram do novo formato e design do blog? Deixe seus comentários nas postagens ;D

2 comentários: